11/12/2013 - Cursos da Promuarte irão beneficiar mais de 400 famílias do município. Os projetos e cursos já foram discutidos com a Prefeitura e serão mostrados para a comunidade no próximo dia 18, na Praça do Bradesco, às 19h.
Em um café com o prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, acompanhado de sua mulher, Ana Alice, da secretária de Assistência Social do município, Alice Furtado, e do controlador Gilvan Soares, foram apresentados 18 cursos que estarão ocorrendo na cidade até junho de 2014.
Públicos
Ela explica que alguns cursos são voltados para públicos específicos, embora qualquer um possa participar. As oficinas de artes, como dança e teatro, são frequentadas principalmente por estudantes no contra turno da escola. "São turmas entre 20 e 40 alunos, todos da rede pública. Outra modalidade bastante procurada pelos jovens é o Bate Lata, que é nossa turma de percussão que possui reconhecimento nacional", destaca. Já para os idosos, o Tai Chi Chuan é o preferido, atendendo na sede do Município e no distrito de Lisieux a mais de 90 pessoas. Além do Tai Chi, o Coral também é bem frequentado pela terceira idade. "O Thai Chi tem aderido cada vez mais praticantes, sendo uma das modalidades mais volumosas em termos de alunos".
Desempregados
Aos pais e mães que se encontram desempregados existe a possibilidade de participação nas oficinas profissionalizantes. "Esse foi um pedido da Prefeitura para que haja um incentivo das famílias em participar e aprender uma profissão, ajudando assim a melhorar a qualidade de vida e economia", destaca. "Muitos pais ficavam em casa enquanto os filhos estavam no curso e isso fez com que pensássemos em algo que poderia movimentá-los", disse. Dentre as oficinas profissionalizantes estão serigrafia, pintor letrista, impressão e customização de chinelas, composição em retalhos, bonecas de pano e lã, artesanato com jornais, criatório de galinha caipira, criação de horta e produção de lambedor caseiro, produtos de limpeza, pães e pizzas, bolos decorados, salgados diversos e chocolates caseiros. Todo o dinheiro investido pela Prefeitura Municipal no projeto beneficia a própria cidade, por meio do incremento do comércio local, gerando emprego e renda na economia. "Damos completa prioridade para comerciantes da cidade, para que a renda não saia da cidade em que estamos trabalhando. As roupas de coral, por exemplo, têm seu tecido e materiais comprados aqui e confeccionadas por costureiras locais", disse. Luciana avalia que essa parceria é vista de forma campeã com extrema satisfação para a empresa Promoarte. "A administração de Santa Quitéria não mede esforços para apoiar ações de inclusão produtiva e reintegração sociocultural de forma prazerosa com a missão de descobrir talentos". Através dos projetos sociais, ela salienta que há um grande incentivo para o desenvolvimentos das famílias, "de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade", assevera.
Origem
A Promoarte nasceu em 1993, na cidade de Fortaleza, com o objetivo de ensinar teatro para uma escola pública no bairro José Valter. A partir daí, houve a expansão para a Região Metropolitana de Fortaleza. No ano de 2002, os cursos alcançaram municípios do Interior do Estado, iniciando pela cidade de Barroquinha e atendendo diversos municípios da Zona Norte. Agira chega em Santa Quitéria, mantendo a mesma proposta de trabalho.
* Com informações de Jéssyca Rodrigues, repórter do Diário do Nordeste