10 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022: Quem são os candidatos a governador do Ceará em 2022

Foto retirado: Governo do Ceará

As eleições para governador do Ceará conta com seis candidatos. O primeiro turno da disputa está marcado para o dia 2 de outubro. E o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.


Confira a seguir os candidatos:



Capitão Wagner (União Brasil)


Wagner Sousa Gomes, 43 anos, conhecido como Capitão Wagner, é deputado federal e candidato a governador do Ceará (CE) nas eleições de 2022 pelo União Brasil. Natural de São Paulo, Wagner é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza. Ele liderou o movimento de paralisação da Polícia Militar e Bombeiros no Ceará, no fim de 2011. Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza e, em 2014, o deputado estadual mais votado do Ceará.


Chico Malta (PCB)


Natural de Fortaleza (CE), Francisco Raimundo Malta, conhecido como Chico Malta, 57 anos, é advogado e sindicalista com atuação na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Além disso, ele participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Ceará, e atualmente é vice-presidente da entidade. É membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 1979 e é candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo partido.


Elmano de Freitas (PT)


Elmano de Freitas, 52 anos, é deputado estadual formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nascido em Baturité (CE), está em seu segundo mandato como deputado e já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza e também atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e à prefeitura de Caucaia (CE) em 2020, mas não obteve sucesso. É candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).


Roberto Cláudio (PDT)


Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, 47 anos, é ex-prefeito de Fortaleza. Ele comandou a capital cearense por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Formado em Medicina com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade do Arizona, Claudio já foi deputado estadual por dois mandatos e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. É candidato a governador do Ceará (CE) em 2022 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).


Serley Leal (UP)


Nascido em Iguatu (CE), Serley Leal é candidato a governador do Ceará em 2022 pelo Unidade Popular (UP), partido do qual é um dos fundadores. Leal é bancário concursado e gestor em finanças. Foi militante estudantil e atuou no Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza (CE) na chapa com a professora Paula Colares, mas não obteve votos suficientes.


Zé Batista (PSTU)


Operário da construção civil, Zé Batista foi anunciado pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) como candidato a governador do Ceará (CE) nas eleições de 2022. Batista tem uma trajetória ligada à defesa dos interesses dos trabalhadores da construção civil e é membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular Conlutas.




Fonte: JOTATribunal Superior Eleitoral.

Compartilhe essa materia:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.