26 de janeiro de 2014

Vereador de Fortaleza Capitão Wagner visita polícias na cidade e região em Varjota


O vereador de Fortaleza Capitão Wagner (PR), esteve visitando unidades policias e delegacias de várias cidades nas regiões Norte e Serra da Ibiapaba, como Varjota, Reriutaba, Ipu, Ipueiras e outras.
Em Varjota a visita aconteceu na segunda (13/01/14), à tarde, na Delegacia da cidade, onde conversou com policiais militares e civis.
Na ocasião, ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Site Roberto Lira Notícias, que fazia plantão na Delegacia.

Veja a entrevista:

Roberto Lira Notícias: Qual o objetivo da sua visita à Delegacia de Varjota:

Vereador Cap. Wagner: Nós estamos desde sexta feira na região e o objetivo principal é estar mantendo esse contato com os policiais militares e civis para ver as condições em que estão funcionando as Delegacias, os Destacamentos, as condições de trabalho desses profissionais, porque além de vereador de Fortaleza, sou presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública e estou verificando essas condições de trabalho, para ofertar pra população um serviço de segurança pública de qualidade, especialmente neste momento em que a Polícia Civil deflagrou uma operação chamada Polícia Legal, que tá sendo muito acompanhada lá em Fortaleza e a gente veio pra esses municípios pra verificar essas condições, logicamente, pra tentar alertar as autoridades competentes quanto a necessidade de se preocupar não só com essa questão da infraestrutura, mas dos efetivos. Municípios como Varjota, Ipu e vários outros da região com apenas três policiais, efetivo totalmente insuficiente. É tanto que agora houve uma fuga de 9 presos em Ipu.

Roberto Lira Notícias: Capitão Wagner, a gente percebe que os policiais civis de Varjota estão aderindo ou aderiram à Chamada Polícia Legal e que piorou o atendimento oferecido à população. Como o senhor pode explicar esse situação?

Vereador Cap. Wagner: A gente tem que esclarecer para a população que o que tá ocorrendo é que os policiais civis decidiram fazer o que determina a lei, sem dar aquele "jeitinho brasileiro". O que acontecia muitas vezes? O policial, pra ajudar o cidadão, pra evitar que a viatura da PM ficasse horas e horas aguardando pra fazer um procedimento, um flagrante, um TCO ou algo parecido, um policial que não tinha a competência, como um inspetor, acabava lavrando um flagrante, coisa que é da competência do delegado de polícia. Muitas vezes o inspetor assumia o papel de escrivão. Então eles decidiram, através de seu sindicato, que iam fazer o que determina a Constituição e as leis em vigor no nosso país, e hoje eles só fazem o que é competência deles. Nenhum vai fazer o que é atividade do outro. Até porque corre o risco de se o advogado apontar uma ilegalidade qualquer no procedimento e soltar o bandido que esteja preso. Então o objetivo da Polícia Legal é esse: chamar a atenção da população. A Polícia Civil está precisando de mais efetivo, de mais condições de trabalho.
Só para que o cidadão se esclareça, há 28 anos atrás, a Polícia Civil tinha 4.200 policias civis. Hoje, depois de aumentada a população e a criminalidade, a gente ver que a Polícia Civil tá com a metade do efetivo que tinha há 28 anos atrás, hoje tem apenas 2.200 policiais civis. Bem aquém da necessidade do nosso estado e há uma necessidade do governador, do secretário de segurança contratar mais policias civis, através de concurso, logicamente, pra que se ofereça uma segurança pública de qualidade.

Roberto Lira Notícias: Essa ideia da Polícia Legal foi sua, Capitão Wagner: 

Vereador Cap. Wagner: Não, essa não foi uma ideia nossa, o que aconteceu foi que o sindicato fez uma assembleia com a categoria dos policias civis, eu não sou desse sindicato, sou de uma outra associação e nossa associação não participou dessa decisão. Foi o Sindicato dos Policiais Civis, mas a gente apóia.

Roberto Lira Notícias: Nós temos conhecimento de que o atual Secretário de Saúde do Ceará (Ciro Gomes) fez algumas acusações pesadas contra sua pessoa, de que o senhor teria ligações com facções criminosas a nível de Ceará, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

Vereador Cap. Wagner: Eu acho que a resposta para o Ciro já foi dada. A gente acionou o Ciro Gomes na justiça, o cidadão Ciro Gomes já pagou uma indenização ao ex-governador de Goiás porque caluniou, já foi condenado também por ter caluniado o ex-governador de São Paulo José Serra e agora está respondendo um processo por ter caluniado a minha pessoa; a resposta que a gente deu foi essa, além de entrar na justiça, eu como vereador de Fortaleza pedi uma CPI para investigar a mim mesmo. Como você é repórter, você deve estudar um pouquinho da política também e eu pelo menos não tenho nenhum conhecimento de algum político ter pedido CPI pra ser investigado, a gente fez isso justamente pra mostrar pra população que a gente não tem medo de ser investigado, minha vida é um livro aberto, em nenhum momento eu me envolvi com a criminalidade, pelo contrário, já prendi muito bandido, já estive a frente de várias operações, sempre trabalhei na rua, nunca trabalhei em gabinete. Passei treze anos na Polícia Militar, quem me conhece como policial militar, o cidadão de bem sabe quem é o capitão Wagner.

Roberto Lira Notícias:  Há comentários nos bastidores da política cearense que o senhor pretende se candidatar a Deputado nas eleições deste ano. O senhor confirma essa pretensão?

Vereador Cap. Wagner: É Roberto, graças a Deus nosso nome cresceu muito nos últimos anos, entrei na política recentemente, fui candidato a primeira vez em 2010 e graças ao trabalho que a gente fez, transparente, um trabalho muito intenso em defesa dos direitos do cidadão, a gente tirou a maior votação da História para vereado de Fortaleza (43.655 votos), a gente dobrou o recorde, nem eu esperava uma votação tão expressiva e isso nos credenciou, logicamente, o partido quer que a gente dispute a eleição deste ano, não sei se a candidato a Deputado Estadual ou a cargo no Executivo, existe a possibilidade do PR lançar o candidato majoritário seria ao governo do estado mas há uma expectativa de que a gente possa concorrer a algum cargo e seja qual for o cargo a gente vai está disputando com muita transparência e tranquilidade para apresentar ao cidadão do estado do Ceará projetos que realmente seja executáveis, projetos pra colocar em prática e não projetos ilusórios.

Roberto Lira Notícias: Então está claro que a sua postura é de oposição ao governo do estado. Minha pergunta é: Se o seu partido não lançar candidato ao governo do estado, qual seria o candidato ideal ao governo do estado?

Vereador Cap. Wagner: A gente já tem alguns nomes aparecendo, a Nicole Barbosa deve ser candidata pelo PSB, existe a possibilidade do ex-senador Tasso Jereissati também disputar ao governo ou ao senado, temos a probabilidade do senador Eunício Oliveira também romper com o governo do estado e lançar a candidatura, então são essas possibilidades que a gente tem além do próprio PR lançar a candidatura então a gente espera que isso se defina o quanto antes porque vai ser muito bom pra democracia, ter 5 ou 6 candidatos, justamente pra mostrar pra população propostas, pra que o cidadão tenha as opções para escolher o melhor para o nosso estado.

Fonte: RobertoLiraNotícias
Compartilhe essa materia: