21 de julho de 2014

Biblioteca de Santa Quitéria ganhará setor de leitura em braille


O Ministério da Cultura (Minc) realizou, no início deste mês, a liberação de verbas para estados que implementaram o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O Ceará será um dos seis primeiros a receber o aporte de verbas, que destinará, em sua primeira etapa, R$ 19,5 milhões - R$ 2,35 milhões apenas para o Ceará - a 12 projetos aprovados em edital, lançado em maio do ano passado.
Um dos projetos contemplados com as verbas do Minc visa beneficiar bibliotecas públicas cearenses com setor de leitura em braille. Ao todo, serão modernizadas 53 bibliotecas públicas do Ceará (52 municipais e uma estadual), através da aquisição de equipamentos e mobiliários, formação profissional e informatização dos acervos.
"O objetivo é melhor qualificar os espaços e serviços de acesso à leitura e as informações prestadas aos usuários", diz Enide Vidal, diretora da Biblioteca Governador Menezes Pimentel e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
O projeto prevê a reforma dos espaços físicos das bibliotecas em que já exista o setor, além de atualização, ampliação e informatização de acervos. "Os recursos ainda serão investidos em novos serviços de extensão, capacitação e formação de profissionais que atuam em bibliotecas, programação cultural, promoção e mediação da leitura", diz Enide Vidal.
Os municípios contemplados no projeto são: Fortaleza, Acaraú, Arneiroz, Aurora, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Catarina, Crateús, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Graça, Granja, Groairas, Guaiuba, Guaramiranga, Ibiapina, Iguatu, Ipaumirim, Itapipoca, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Palmácia, Paramoti, Pedra Branca, Pindoretama, Potengi, Quixelô, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
"As 52 bibliotecas municipais contempladas neste projeto possuem bons espaços físicos para receberem o mobiliário e equipamentos. Cada biblioteca terá o seu espaço destinado à pessoa com deficiência visual", reforça Enide Vidal. "Elas serão providas de equipamentos de tecnologia da informação a fim de melhor atender à pesquisa e à leitura", finaliza.

Diário do Nordeste
Compartilhe essa materia:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.