9 de maio de 2014

Consórcio leva informações à população sobre Projeto Santa Quitéria‏

Geólogos, especialistas em radioproteção da INB e outros integrantes do consórcio Santa Quitéria – formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil e pela empresa Galvani - fazem desde o dia 5 de maio uma série de palestras para informar a população sobre o projeto de lavra e beneficiamento de uma jazida onde o urânio se encontra associado ao fosfato. Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira em diversos locais dos municípios cearenses de Santa Quitéria e Itatira, como escolas, associações comunitárias, entidades comerciais e sindicatos.
O empreendimento prevê a implantação de unidades de produção de fertilizantes, de ração animal e de concentrado de urânio. Os palestrantes explicam o projeto e se colocam à disposição do público para tirar dúvidas sobre os pontos que mais preocupam os moradores: radiação, uso da água e mineração.
Ao final, os participantes recebem uma cartilha que esclarece questões sobre o setor nuclear, tais como o que é radiação, urânio, as doses de radiação que recebemos de algumas fontes, os sistemas de proteção radiológica e ambiental que são desenvolvidos para preservação da saúde dos trabalhadores e da população, a preocupação com a segurança e monitoramento ambiental, entre outros.
Também é exibido um filme sobre Caetité, município da Bahia onde está localizada a única mina de urânio em atividade no Brasil. Trabalhadores rurais, comerciantes, autoridades e moradores em geral dão depoimentos sobre como era a cidade baiana antes da implantação da unidade da INB e como é hoje.

Onde o cidadão pode saber mais sobre o empreendimento
Cada etapa do empreendimento também está explicada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Projeto Santa Quitéria. A versão impressa do Rima pode ser encontrada, entre outros locais, na Biblioteca Pública de Santa Quitéria (Rua Coronel João Rodrigues Pinto s/nº), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria e na Secretaria do Trabalho e Meio Ambiente da Prefeitura de Itatira. O documento também está disponível na página da INB na internet (www.inb.gov.br).

*AVSQ
Compartilhe essa materia:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.