31 de dezembro de 2013

Água volta a ser fornecida em Itapipoca, mas em racionamento

A água do açude Gameleira começou a chegar à estação de tratamento da Cagece em Itapipoca e a partir de hoje, 31, será distribuída em regime de racionamento, por tempo indeterminado. O município também deverá receber a partir de hoje 25 carros-pipas e 50 motoristas disponibilizados pelo governo federal.

Depois de mais de quinze dias sem água na cidade, a Cagece previa para ontem a normalização do abastecimento, mas, quando acionou o mecanismo, por volta das 4 horas, cinco novos vazamentos surgiram na adutora recém-construída e defeituosa.À tarde, o prefeito Dagmauro Moreira (PT) pediu ao Ministério da Integração crédito de R$ 320 mil para contratar 20 carros pipas e abastecê-los por um mês. O deputado federal José Guimarães (PT) intermediou o trâmite entre Itapipoca e Brasília.

Cid de novo em Itapipoca
À noite, depois de reparos adicionais, a Cagece ligou a adutora. A água bruta chegou à estação da Cagece, de onde será distribuída, conforme a companhia, primeiro para as moradias mais próximas. “Mesmo com o retorno progressivo do abastecimento, fazem parte do processo ocorrências de baixa pressão. Mesmo retomada a distribuição de água, os testes operacionais da Cagece continuarão, até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado”, disse a companhia em nota.O governador Cid Gomes (Pros) foi a Itapipoca por volta do meio-dia, segundo assessoria. Até às 19h ele ainda estava lá, na estação da Cagece, acompanhado do presidente da companhia, André Facó, e do presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (Pros).Atualmente, 16 carros-pipas distribuem água entre os moradores, mas, segundo Dagmauro, já não dão conta da necessidade. Questionado sobre as falhas na adutora, o prefeito destacou a qualidade do material usado. “Alguns canos racham, não suportam a pressão. Tudo indica que os canos são de qualidade duvidosa”.

O Povo
Compartilhe essa materia: