21 de julho de 2015

Situação de Dengue é a mais grave em três anos no Estado do Ceará

A situação da dengue no Estado do Ceará é a pior e mais grave dos últimos três anos. Segundo o recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza e mais 43 municípios já enfrentam nível epidêmico da doença, com alta incidência no número de casos. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado epidêmico quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.
A Capital registra 652,28 ocorrências confirmadas pelo mesmo grupo de pessoas. Na média, o Ceará, com incidência de 375,35 também está em alerta vermelho.
As cidades com nível epidêmico da doença são Alcântaras, Aracoiaba, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Jaguaribara, Jardim, Jucás, Maranguape, Mauriti, Miraíma, Mucambo, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Trairi, Umari, Umirim e Varjota.
Ainda segundo o boletim, o Estado somou, até a sexta-feira passada, 32,9 mil casos confirmados de dengue. No ano passado, foram 18,2 mil, com incidência de 207,80 por 100 mil habitantes. Em 2013, as ocorrência totalizaram 25,9 mil, com taxa de 295,4 pelo mesmo grupo de pessoas. Só não superamos as epidemias de 2012 e 2011, aponta o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia. Naqueles anos, o total de casos passou de 56 mil confirmações e a incidência chegou a 673,2 por 100 mil.
Garcia aposta na redução de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. "Estamos em curva descendente. Agora, é planejar para o próximo ano e continuar conscientizando a população para não baixar a guarda" recomenda, acrescentado que só é preciso 15 minutos por semana para se proceder uma inspeção na residência e eliminar os focos. "Isso é fundamental", diz.

Diário do Nordeste
Compartilhe essa materia:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.