27 de outubro de 2014

Camilo Santana é eleito governador do Ceará


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihC6JJkWKsllQEWxC-aIrj7S5jI_AL6wYtSCnJO8xfTkzCKxQ1buoJmw1u6sAYDjRY-UFrA730QJ_QPedhOk9wwC7JgEteNDPjn2B1skzz8ckoeaJsboslONzND8xIV8mc5Ta5BlG3RIdd/s1600/camilo.pngCamilo Santana (PT) foi eleito o novo governador do Ceará, após derrotar o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, no segundo turno das eleições estaduais, realizadas neste domingo (26).

Votos válidos
Camilo Santana (PT) - 53,35%
Eunício Oliveira (PMDB) - 46,65%

Camilo recebeu o apoio do atual governador, Cid Gomes, e seu nome foi homologado pela coligação que inclui o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido dos Trabalhadores. A vice da chapa é Izolda Cela, que foi secretária estadual da Educação do atual governo.
No primeiro turno, o petista aparecia atrás numericamente de Eunício Oliveira em grande parte das pesquisas. A vantagem entre os candidatos diminuiu e Camilo terminou o primeiro turno na frente, com 47,79%, contra 46,41% de Eunício. A rivalidade entre os candidatos ficou mais acirrada no segundo turno, mas Camilo permaneceu à frente, mesmo que por poucos pontos. 
Um dos focos da campanha de Camilo Santana foi com a Segurança Pública. Entre as propostas, destacam-se a requalificação do programa Ronda do Quarteirão, a ampliação do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da integração de políticas públicas de outros setores do Governo.
Camilo participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao Governo do Ceará. Já no ano seguinte, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.

Conheça o novo governador
Camilo Santana tem 46 anos e é servidor concursado do Ibama, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Foi candidato a prefeito de Barbalha em 2000 e 2004. Quando Cid Gomes, então no PSB, disputou sua primeira eleição para o governo, em 2006, Camilo atuou na coordenação da campanha na região do Cariri. Eleito, Cid o convidou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, onde ficou até 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado no Ceará naquele ano (131.171 votos).
No segundo mandato de Cid, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades. É filho de Eudoro Santana, atual presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza e ex-deputado estadual.

* Com informações do Diário do Nordeste e do O POVO.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.