Um eclipse lunar total, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, acontecerá na madrugada desta terça-feira e poderá ser visto em todo o Brasil. No Rio e outras regiões que seguem o horário de Brasília, o fenômeno começa à 1h54, quando a Lua entra na penumbra da sombra projetada pela Terra no espaço, mas esta fase pouco se pode perceber. Só depois de uns 45 minutos, quando a Lua já estiver pelo menos 70% dentro da zona de penumbra, poderá se notar uma sutil perda de brilho,
Já a partir das 3h, porém, o satélite ingressará na umbra, a área de sombra propriamente dita de nosso planeta, começando a ganhar a característica cor avermelhada até o eclipse atingir sua totalidade, por volta das 4h06, e o auge, aproximadamente às 4h45 e melhor momento para observação. O eclipse também poderá ser visto no Leste da Ásia, Leste da Austrália, EUA, Canadá e restante das Américas, assim como de pontos nos oceanos Atlântico e Pacífico.
O mau tempo no Rio, no entanto, deverá impedir que os cariocas observem diretamente o fenômeno. Mas quem mesmo assim quiser acompanhar o eclipse poderá fazê-lo pela internet. O observatório Slooh irá transmitir ao vivo o eclipse a partir das 3h no horário de Brasília, usando telescópios espalhados da cota da África aos EUA. Quem entrar na página mais cedo, porém, poderá aproveitar ainda para acompanhar a partir das 23h Marte enquanto o planeta vermelho chega ao ponto de maior aproximação da Terra desde 2012.
O Globo
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.