Facebook continua se mostrando uma máquina de fazer dinheiro. Depois de um IPO fracassado no ano passado, a empresa se recuperou e vem apresentando resultados positivos atrás de resultados positivos. No último trimestre não foi diferente, o que fez com que suas ações disparassem.
Anunciados nesta quarta-feira, 29, os números da rede social mostram uma empresa que continua em ascensão. No final do quarto trimestre de 2012, a rede social totalizava 1,06 bilhão de usuários ativos mensais. Já no fim do mesmo período de 2013, este valor está na casa dos 1,23 bilhão. O salto representa um aumento anual de 16%.
Deste 1,23 bilhão, 62% usam a rede social diariamente. Isso significa que, em média, 757 milhões de pessoas entram no Facebook todos os dias, valor que também aumentou bastante no último ano. No fim de 2012, esse número era de 618 milhões.
Mas esta foi a categoria que menos cresceu. Quando considerados os usuários mensais no mobile, o salto é ainda mais relevante. O Facebook pulou de 680 milhões para 945 milhões em um ano, uma variação positiva de 39%. Em relação aos usuários diários do mobile, são 556 milhões atualmente, contra 374 milhões no ano passado, ou uma alta de 48%.
Mas nada disso valeria a pena se o Facebook não gerasse receita e eles aprenderam como fazer para tirar muito dinheiro do site. A empresa arrecadou US$ 2,6 bilhões no último trimestre de 2013, fechando o ano com um total de US$ 7,9 bilhões em receitas. Em 2012, o quarto trimestre resultou em 1,6 bilhão e um US$ 5,09 bilhões durante o ano inteiro.
Muito disso se deve ao fato de que a publicidade móvel, um dia calcanhar de aquiles dos negócios do Facebook, hoje cresce a um ritmo galopante e já representa mais da metade dos ganhos com anúncios da empresa, chegando a 53% do total arrecadado no trimestre encerrado em 31 de dezembro.