22 de agosto de 2014

Empreendedorismo regional e a criação de novas empresas

Constituir uma empresa e manter-se firme no mercado, não é uma tarefa fácil. Porém, a cada dia, mais brasileiros encontram no empreendedorismo o caminho que desejam percorrer. Devido às fortes tendências de crescimento do setor de comércio e serviços, que hoje é um dos que mais empregam no país, o segmento tem liderado no número de empresas abertas nos últimos anos.

No Ceará, o setor de serviços lidera o ranking dos novos empreendedores e de contratações formais de empregados. Em todo o Estado, empresas se destacam na realização de trabalhos fora da sua região. É o caso da A.M.R - Serviços de Apoio a Gestão, com sede localizada na cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

Com ações realizadas em cidades do Piauí, Maranhão, Bahia e Brasília, além do Ceará, a A.M.R Serviços atua em treinamentos gerenciais e self coaching, assessoria e capacitação, suporte logístico e produção de eventos, além de formações diversas para os setores da administração pública e privada.
Desde o seu início a empresa já investiu em estrutura e operacional mais de 400 mil reais. A empresa conta com um quadro de 26 funcionários internos e externos no Ceará e Maranhão e começa a se preparar para a contratação de mais 12 pessoas no Estado da Bahia, onde desenvolverão a implantação do refeitório universitário na Universidade Federal do Oeste da Bahia.
"Prestar um serviço tão abrangente, tendo como cidade matriz Tianguá, não foi fácil, afinal nossos clientes não estão por perto. Com a visão empreendedora de não se tornar mais uma prestadora de serviços de capacitação, ou mais uma produtora de eventos, surgiu esta nomenclatura " Serviços de Apoio a Gestão" que resume em síntese: Uma empresa que pudesse ofertar vários serviços a administração pública e que um completasse o outro", declarou Igor.
De acordo com o Instituto Endeavor, atualmente a maior parte da população brasileira é empreendedora ou pretende ser. 72% da população não é empreendedora, sendo que 33% tem vontade de ser, enquanto 28% dos brasileiros já são empreendedores como é o caso de Igor Furtado, Diretor da A.M.R, na região da Serra da Ibiapaba.
Segundo a pesquisa, se pudessem escolher, 3 de cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser um empregado ou funcionário de terceiros. Esta é a taxa mais alta no mundo, comparada aos outros países. Os principais motivos são: independência pessoal e melhor perspectiva de renda. O percentual dos entrevistados que não pretendem tornarem-se empreendedores é de 39%.
Criada em 2007, a A.M.R. Serviços realiza serviços para o Governo do Estado do Ceará, Correios, Embrapa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Teresina, Prefeitura do Município de Viçosa do Ceará, e o Festival Mel, Chorinho e Cachaça.

O Nordeste é vice-campeão no número novos empreendedores em 2013, com a abertura de 338.637 novas empresas, representando cerca de 18,4% do total nacional. A frente da região, apenas o Sudeste, cujo número de empresas constituídas foi de  931.736, cerca de 50,6% do total.

Ágora Comunica e Relaciona


Anuncio:
Compartilhe essa materia:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos pela Equipe do Blog.

São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria.
- Não serão aceitos comentários difamatórios, caluniosos e demais ataques.
- Se o seu comentário Repeita as Regras, o seu comentário permanecerá no blog.